terça-feira, 22 de maio de 2012

O guaxinim

Fotos de guaxinins
Mascarado, com pelos de tonalidades mistas e mãos peladas, o guaxinim é um mamífero com pouco perigo de extinção. No Brasil é também conhecido popularmente como “mãos-peladas”, já que não possuem pelos em suas patas, e “zorrinho”, por causa da coloração dos pelos que contornam seus olhos. O bicho se parece muito com o “mão-pelada” e é facilmente confundido, para saber a diferença deve olhar suas patas, pois as do guaxinim são esbranquiçadas.
Os guaxinins, mapaches ou racuns, são encontrados nas Américas do Norte, Central e Sul, mas também podem aparecer na Europa Central. Seu habitat preferido são as florestaspróximas à água e pântanos. Dormem em árvores ocas, buracos em pedras ou no chão. Adaptam-se muito facilmente e pode ser encontrado em áreas urbanas. São animais  noturnos, preferem dormir durante o dia e a noite saem para caçar pássaros, ratos, insetos, pequenos peixes, camarões de água doce e rãs.
Filhotes de guaxinins

Características

Possuem cabeça grande e focinho pontiagudo. Seus pelos são longos e a cauda é espessa, com anéis castanhos e pretos. No dorso e nas laterais a sua cor é marrom-acinzentado e o abdômen cinza claro. É típica dos guaxinins a mancha preta que se estende de seus olhos às bochechas, lembrando o Zorro. Podem chegar a medir entre 45 e 70 centímetros.
Guaxinim escalando

Curiosidades

  • O bicho de olhar simpático e meigo é considerado carnívoro, mas sua dieta inclui também ovos, nozes, cereais e frutas!
  • Parecem organizados, mas na verdade são muito bagunceiros. A espécie é muito curiosa e quando vai explorar algo, deixa tudo desordenado.
  • Eles gostam de perseguir suas presas em águas rasas ou no chão, examinando o animal bem direitinho antes de decidir se irá comer.
  • No inverno, os guaxinins se abrigam em tocas e buracos nas árvores. Dormem profundamente, mas não hibernam, assim que o tempo esquenta um pouco eles saem do esconderijo.
Infelizmente a pele de guaxinim é muito procurada para confecção de roupas e chapéis.
Nos Estados unidos a caça é proibida atualmente.
Imagem de guaxinim

Fotos dos simpáticos animais

Fotos de dois belos guaxinins em sua morada – os guaxinins costumam dormir em árvores ocas, como na foto .

2 comentários: