segunda-feira, 21 de maio de 2012

Os primeiros dias de um filhote


Eles acabaram de nascer e já precisam passar por um batalhão de exames e vacinas, além de aprenderem a conviver com uma nova família

                       Conheça as fases dos filhotes de cães e gatos:
de 0 a 15 dias
Não são capazes de manter a temperatura corporal nem de se alimentar sozinhos. Por isso, não podem ficar mais de duas horas sem a mãe. O único sentido que eles já têm é o faro. Os olhinhos, ainda fechados, abrirão por volta dos 12 dias.
   de 15 a 30 dias
Antes eles só rastejavam, agora já enxergam e conseguem andar. É hora de descobrir novos lugares e explorar o ambiente. É bom ficar de olho em filhotes fujões, eles ainda não fazem a termorregulação e dependem da mãe para se alimentar.
de 30 a 45 dias
Os gatinhos continuam bem próximos às mães até os 60 dias, mas os cães começam o processo de desmame. Nesta fase, os pequenos já fazem bagunça. É hora de partir para as lições de disciplina.
Alimentação e aleitamento
Na primeira semana de vida, o leite da mãe é essencial para a sobrevivência do filhote. “Se acontecer de a mãe ter pouco leite, antes de pensar em introduzir alimentos complementares tentamos estimular a produção com medicamentos”,Caso a complementação seja realmente necessária, o indicado é procurar leite em pó para uso veterinário ou para bebês recém-nascidos. “O leite de vaca é muito pesado, pode dar diarréia”, alerta a veterinária.
O desmame dos cachorrinhos começa por volta dos 30 dias, quando já é possível dar ração para filhote amolecida em água morna. Com 45 dias, o cãozinho já consegue comer a ração seca. Os gatos podem começar a comer ração umedecida com um mês e meio e alimento seco por volta de dois meses.
Em média, os animais vão consumir ração de filhotes até um ano de idade, quando a maioria já começa a ser considerado adulto. “Os cães de grande porte continuam se alimentando com ração de filhotes até um ano e meio”, Se for preciso trocar de ração, a mudança deve ser feita aos poucos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário