quarta-feira, 23 de maio de 2012

tudo sobre zebra

Tudo sobre a zebra

Ordem: Perissodactyla

Família: Equidae

Nome popular: Zebra de grevy

Nome em inglês: Grevy zebra

Nome científico: Equus grevyi

Distribuição geográfica: Etiópia, Kenia e Sudão

Habitat: Regiões árida e semi-árida

Hábitos alimentares: Herbívoro
Reprodução: 390 dias com apenas 1 filhote
Período de vida: 18 anos em vida livre; 30 anos em cativeiro

A zebra de grévy (Eqqus grevyi) também conhecida como zebra imperial, devido à homenagem feita ao presidente da república francesa Jules Grévy, presenteado com uma zebra pelo imperador de Abyssinia em 1882. É considerada a maior das três espécies de zebra podendo chegar a 350mm de comprimento total, 140mm de altura e 400 - 450 Kg em fêmeas e machos, respectivamente.

Possuem listras pretas e brancas, estreitas que cobrem todo o corpo com exceção do ventre branco, a crina é curta e ereta. As listras funcionam como a digital humana não existindo nenhum padrão de listra igual.

Possuem sentidos como visão, audição e paladar bastante desenvolvidos. A visão binocular permite ótima visão durante o dia e a noite, as orelhas são longas e móveis determinando a origem do som emitido e são bem sensíveis a qualquer mudança na sua dieta.

São encontradas em regiões áridas e semi-áridas nas planícies africanas, onde passam boa parte do dia pastando. Em épocas mais frias, esses períodos de forrageio podem chegar até 80% do dia. Possuem grande tolerância à falta d’ água, os machos adultos podem ficar 5 dias sem água e fêmeas prenhes até 2 dias.

Originalmente a zebra de grevy ocorria no deserto de Danakil em Eritrea, em várias regiões da Etiópia como o vale Awash, Ogaden, nordeste do lago Turkana, no Sul do Kenya, no vale do Rift, lago Turkana, rio Tanae e no leste da Somália. Atualmente são encontradas somente no nordeste da Etiópia e em algumas reservas do Kenya e no sul do Sudão.

Quando acuadas, suas defesas são com mordidas e coices, mais a primeira reação é fugir. Suas listras funcionam como uma ótima adaptação para a camuflagem, e assim que percebem a presença do predador, sendo o leão o principal, elas correm de um lado para o outro, fazendo com que o predador não tenha certeza de sua posição, pois as listras ajudam a romper a silhueta, não identificando o animal para o ataque.

Ao contrário das outras espécies de zebra, as de Grevy não vivem em grupos sociais permanentes. Os machos vivem geralmente sozinhos em um grande território, mas aceitam outros machos desde que não concorra com ele em seu território ou atrapalhe na cópula. As fêmeas vivem com os filhotes. Juntam-se para reprodução com os machos competindo por território e parceiras. Já as fêmeas possuem uma hierarquia de dominância, mais ficam juntas para reprodução. Esse período pode durar alguns meses, durante todo o ano, a partir dos quatro anos de idade quando alcançam a maturidade sexual.

A gestação é de 390 dias e geralmente os nascimentos ocorrem entre Agosto e Setembro, com apenas 1 filhote. Assim que nascem, os filhotes aprendem logo a reconhecer sua mãe, por vocalizações. O filhote demora poucas horas para começar a andar e dentro de algumas semanas já estão pastando. A longevidade é de 18 anos em vida livre e 30 anos em cativeiro.

O declínio da população começou em 1970 com a caça para o consumo da carne e a venda da pele. Em 1977 foi proibida a caça, e hoje a espécie é classificada como em perigo pela IUCN (World Conservation Union). Ultimamente competem por espaço, alimento e água com animais domésticos que a cada dia aumentam mais. Além do turismo descontrolado e das secas dos rios que atuam diretamente sobre as populações. E estima-se que hoje tenha menos de 6 mil indivíduos em vida livre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário