sexta-feira, 25 de maio de 2012

tudo sobre o leopardo das neves

LEOPARDO DAS NEVES

NOME CIENTÍFICO: Panthera uncia

NOME EM INGLÊS: Snow Leopard
FILO: Chordata

CLASSE: Mammalia

ORDEM: Carnívora

FAMÍLIA: Felidae

CARACTERÍSTICAS:Comprimento: até 1,50 metro, mais 1 de cauda

Altura: até 70 cm

Peso: até 80 Kg

Período de gestação: cerca de 90 dias.

Três filhotes em média por ninhada.

A pelagem do leopardo das neves (também chamado onça) é muito mais bela do que a de qualquer outro leopardo. A pele é macia e espessa, de pelos longos e sedosos, com uma lanugem na base. As manchas são de cores delicadas. Imagine quantos animais devem ser sacrificados para cada casaco de pele! Costuma-se pensar que quatro seriam suficientes, mas não é assim. Para obter-se quatro couros sem cicatrizes e cujas manchas combinem em forma e em cor, dezenas de animais devem ser mortos. A moda é inimiga do leopardo.
A existência da espécie está ameaçada e sua caça foi restrita, embora ainda continue. Nos Estado Unidos a importação de casacos feitos com peles dos grandes felinos é ilegal. O leopardo das neves leva uma vantagem sobre os demais habitat é de difícil acesso. Ele vive em grandes altitudes, entre 3 000 e 6 000 metros, no Himalaia e nas montanhas do norte da China.
Seus hábitos são os mesmos dos demais leopardos, mas ele usa sua pelagem para camuflar-se na neve. Deita-se sobre um rochedo ou ramo baixo à espera da presa e salta sobre ela quando ela passa

Nenhum comentário:

Postar um comentário